Musicas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Princesas Disney: Dados e Curiosidades

Já falamos de curiosidades sobre elas aqui no Princesas Loucas, mas, já faz quase 2 anos e muita coisa aconteceu desde então. E, cá entre nós, o tema Princesas Disney nunca perde a graça, não é mesmo? Por isso, hoje vou iniciar o que apelidei de "Mês das Princesas", uma série de 5 matérias voltadas para essas personagens tão fascinantes e que se destacam tanto no universo dos Clássicos Disney.

São elas: Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões); CinderelaAurora (A Bela Adormecida); Ilone (O Caldeirão Mágico);Ariel (A Pequena Sereia); Bela (A Bela e a Fera); Jasmine (Aladdin); PocahontasMulanKida (Atlantis - O Reino Perdido); Tiana (A Princesa e o Sapo); Rapunzel (Enrolados); Merida (Valente); Vanellope (Detona Ralph); Anna Elsa (Frozen - Uma Aventura Congelante).

Além de incrementar essas informações, abordaremos também fatos sobre as princesas que não foram citados na matéria anterior, ou seja, as novatas: MeridaAnna Elsa e as princesas que não fazem parte da linha oficial de merchandising: IloneKidaVanellope.

Confiram!

Origens, Nomes e Títulos

- A maioria das princesas são originárias de contos tradicionais, com exceção de IlonePocahontasKidaMerida Vanellope.

Branca de NeveCinderelaAuroraBelaIlonePocahontasMulan Rapunzel são as únicas princesas cujos nomes foram retirados das histórias originais. Todas as outras tiveram nomes criados especialmente para seus respectivos filmes.

Cinderela TremaineFa MulanKidagakash Nedakh (Kida) e Vanellope von Schweetz são as únicas princesas com sobrenomes conhecidos.

Aurora Mulan são as únicas princesas a ter um pseudônimo: 'Rosa Silvestre' e 'Ping', respectivamente. 

- Com a exceção de IloneJasmineKidaVanellope Elsa, todas as princesas são protagonistas dos seus respectivos filmes. Ilone, Kida e Jasmine possuem um papel menor que seus pares românticos (Taran, Milo Aladdin); Vanellope possui um papel menor que seu amigoDetona Ralph e Elsa possui um papel menor que sua irmãAnna.

RapunzelMeridaAnna Elsa são as únicas princesas que tiveram o nome dos seus filmes modificados. Enrolados seria 'Rapunzel', Valente seria 'O Urso e o Arco' e Frozen seria 'A Rainha da Neve'.



Esse logotipo é meramente ilustrativo, já que a Disney não divulgou o logotipo oficial na época.
Branca de NeveIloneTianaVanellopeAnna Elsa são as únicas princesas (até agora) cujos filmes não possuem nenhum tipo de sequência.


Grau de Realeza

Branca de NeveAuroraIloneArielJasmineKidaRapunzelMeridaVanellopeAnna Elsa são princesas de nascimento, sendo filhas de reis e rainhas (com exceção de Vanellope, que foi 'criada' como princesa para o jogo 'Corrida Doce' e provavelmente não possui pais).

Pocahontas pode ser considerada uma espécie de realeza, já que ela é filha do chefe de sua aldeia.

CinderelaBela Tiana se tornaram princesas porque se casaram com príncipes.

Mulan é a única personagem considerada uma princesa, que na verdade não é uma princesa. Mulan não é filha de um rei e uma rainha e nem se casou com um príncipe. Seu status de princesa é proveniente do papel significante em seu filme, por salvar a China e receber uma condecoração do Imperador.

Idade

- Da mais jovem para a mais velha, a idade das Princesas é a seguinte:

• Vanellope9 ou 12 anos. Segundo o diretor de Detona Ralph, Rich Moore e a sua dubladora americana, Sarah Silverman, ela possui 9 anos de idade. Entretanto, o produtor executivo, John Lasseter, já afirmou que ela possui 12 anos. Ainda assim, é difícil definir com exatidão, já que o visual de Vanellope, provavelmente foi inspirado no estilo Chibi, que faz uma versão 'infantilizada' dos personagens. Além disso, o jogo Corrida Doce foi lançado em 1997, então teoricamente todos os seus personagens possuem 16 anos. Porém, na matéria usaremos a aparência física como critério e assumiremos a idade entre 9 e 12 anos, fazendo de Vanellope a princesa mais jovem, de qualquer jeito.
• Ilone12 anos
• Branca de Neve14 anos
• AuroraArielJasmineMulan Merida16 anos
• Bela17 anos
• PocahontasRapunzel Anna18 anos
• Cinderela Tiana19 anos
• Elsa21 anos
• Kida: Entre 8500 e 8800 anos (definitivamente, a Kida é a princesa mais velha. Desculpe, Elsa)


Princesas e seus Amores

- Quase todas as princesas possuem um par romântico, com exceção da MeridaVanellope Elsa.

Branca de NeveCinderelaAuroraArielBela Tiana casaram com príncipes de nascimentoBranca de NeveAurora Ariel são as únicas princesas por nascimento e casamento ao mesmo tempo.

Ilone (que na verdade, não se casou), JasminePocahontasMulanKidaRapunzel Anna se casaram com homens que não eram nascidos na realeza.

CinderelaAuroraJasmine Rapunzel são as únicas princesas que cantaram um dueto com seus pares românticos. Anna não se encaixa nessa categoria, porque Hans não a amava de verdade.

- Apenas 6 princesas dançaram com seus respectivos pares românticos: CinderelaAuroraArielBelaTiana RapunzelAnnatambém não se encaixa nessa categoria pelo mesmo motivo citado acima.


Branca de NeveCinderelaAuroraArielBela Pocahontas fugiram de seus pares românticos em algum momento do filme.Rapunzel é a única princesa que nocauteou seu par romântico.


Adversários

CinderelaJasminePocahontasAnna Elsa são as únicas princesas cujos vilões não morreram em seus filmes. Porém, Jafarmorre na sequência, O Retorno de Jafar.

Mulan Tiana são as únicas princesas que causaram a morte dos vilões dos seus filmes.

Branca de NeveCinderelaAuroraAriel Rapunzel são as únicas princesas cujos antagonistas são mulheres (Rainha MáLady TremaineMalévolaÚrsula Gothel). IloneBelaJasminePocahontasMulanTianaVanellopeAnna Elsa possuem antagonistas homens (Rei de ChifresGastonJafarGovernador RatcliffeShan YuDr. FacillierRei Doce e Hans). Kida é a única princesa que possui um antagonista homem (Rourke) e uma antagonista mulher (Helga) ao mesmo tempo em seu filme.


Perigo

- Com a exceção de Cinderela Pocahontas, todas as princesas passaram por situações de perigo que quase as mataram:

• O Caçador quase matou Branca de Neve por ordem da Rainha, mas resolveu poupá-la. Ela também foi atingida pelo feitiço doSono da Morte, cuja intenção era que ela fosse enterrada viva.

• Malévola jogou uma maldição em Aurora, em que ela morreria aos 16 anos. Porém, o feitiço foi modificado por Primavera, para que ela apenas dormisse.

• Ilone foi prisioneira do Rei de Chifres, que pretendia matá-la junto de Taran Flores Flama.

• Ariel quase se afogou depois de se transformar em humana. Além disso, Úrsula tentou matá-la usando os poderes do tridente de Tritão no clímax do filme.

• Bela foi perseguida e quase foi morta por lobos.

• Jasmine quase morreu sufocada quando Jafar a prendeu dentro da ampulheta gigante.

• Mulan foi atingida por Shan Yu na barriga e apesar de ter sido tratada imediatamente, quase foi executada quando descobriram que ela era uma mulher.

• Kida se uniu ao Cristal de Atlantis e corria o risco de ter sua vida sugada se permanecesse tempo demais ligada a ele, assim como a sua mãe.

• Tiana em sua forma de sapo quase foi devorada por uma garça e por crocodilos. Além disso, provavelmente Dr. Facillier iria matá-la quando recuperou o talismã.

• Rapunzel quase se afogou, quando ela e Flynn ficaram presos na caverna inundada.

• Merida quase foi devorada por Mor'du, mas foi salva por sua mãe.

• Vanellope e seu carro de corrida quase foram esmagados pelo Rei Doce durante a corrida e momentos depois, ela foi encurralada por centenas de Insetrônicos.

• Assim como BelaAnna também foi perseguida por lobos e posteriormente teve seu coração congelado por Elsa. Aliás, ela chegou a morrer, mas foi revivida através de um Ato de Amor Verdadeiro.

• Elsa quase foi assassinada por Hans, mas salva por Anna que se colocou na frente do golpe.


Aparência Física

- Até o momento existem apenas 5 Princesas não-caucasianas (que não são brancas): JasminePocahontasMulanKida Tiana.

Branca de NeveJasminePocahontasMulanTiana Vanellope possuem cabelo pretoCinderelaAuroraIloneRapunzel (antes de ser cortado), Anna Elsa possuem cabelo loiroAriel Merida possuem cabelo ruivoBela Rapunzel (depois de ser cortado) possuem cabelo castanhoKida Anna (por um curto período de tempo) possuem cabelo branco.

Branca de NeveJasminePocahontasMulan Tiana possuem olhos castanhos (alguns mais claros, outros mais escuros);CinderelaIloneArielKidaMeridaAnna Elsa possuem olhos azuisBela Vanellope possuem olhos cor de avelãAurora possui olhos violeta (na verdade, ela apresenta três cores durante o filme: violeta, castanho escuro e azul. Mas o violeta é considerado a cor oficial); Rapunzel possui olhos verdes.

Vanellope Elsa são as únicas princesas que nunca são vistas com o cabelo solto em seus filmes.

- Quase todas as princesas feitas por meio de computação gráfica (CGI) apresentam sardas, com exceção da Vanellope. São elas:RapunzelMeridaAnna Elsa.

CinderelaPocahontasRapunzelAnna Elsa são as únicas princesas a usarem tranças em algum momento dos seus filmes.



Vestuário

- O número de roupas diferentes que cada princesa em ordem decrescente é:

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, Tiana (empatada com Anna) é a princesa com mais roupas diferentes. Dois vestidos só dá pra ver de longe, mas uma coisa é certa: Tiana arrasa em qualquer um deles.
Anna consegue o troféu de princesa com mais roupas diferentes quando criança.

Tendo que se disfarçar de homem, é claro que Mulan teria que ter um número grande de roupas.

Talvez estranhem o vestido rasgado de Cinderela no meio da lista, mas, ela é mais vista com ele, do que com alguns outros vestidos, como o pijama, o vestido de casamento e os vestidos de quando ela era criança.

Os biquínis de conchinha da Ariel também valem, certo? 

Elsa gosta bastante de azul, tem 4 vestidos com essa cor!

E quem disse que Jasmine só usa calças? Olha um vestido lindo (e um disfarce de mendiga) aí no meio!

A ruiva Merida tem 4 vestidos e uma roupa de dormir

Apesar de ser o mesmo vestido, só que com cores distintas, vamos considerar o vestido azul e o vestido rosa da Aurora como roupas diferentes. Qual deles você gosta mais?

Bela está sempre elegante em qualquer roupa que use.

Kida fez uma versão adulta da sua roupa de infância, mas dá pra considerar como roupas diferentes. 

Rapunzel é bem equilibrada: duas roupas quando criança e duas roupas quando adulta.

Branca de Neve vive as situações: cara da pobreza / cara da riqueza.

Vanellope muda de roupa e mantém a pose!

Em último lugar, com apenas um vestido cada uma, temos Ilone e Pocahontas. Coloquei as duas juntas para não ficarem muito sozinhas.

- Com exceção de Pocahontas, todas as princesas usam algum acessório no cabelo (tiaras, coroas, laços, presilhas ou chapéus) em algum momento dos seus filmes.

ArielJasmine Kida são as únicas princesas a usarem roupas que deixam suas barrigas à mostra.

- Curiosamente, todas as personagens que se tornaram princesas por casamento (CinderelaBela e a Tiana) usam luvas compridase somente elas as usam.

CinderelaAriel Mulan são as únicas princesas a "aparecerem" nuas em seus filmes.



Família

- Somente AuroraMulanRapunzel Merida possuem ambos os pais vivos durante os seus respectivos filmes.

Branca de NeveCinderelaKidaAnna Elsa são completamente órfãsBranca de Neve e Cinderela são as únicas que depois da morte dos pais ficaram sobre os cuidados de madrastas.

ArielBelaJasmine Pocahontas possuem apenas o pai vivo. Tiana é a única princesa a ter somente a mãe viva (o pai dela morre no começo do filme). O pai e a mãe da Kida, Anna e Elsa morreram ao longo de seus filmes.

CinderelaArielBelaJasmine Pocahontas são as únicas princesas cujas mães não foram mostradas em nenhum momento de seus filmes (os clássicos, excluindo as sequências). Branca de NeveIlone Vanellope nunca tiveram nem seus pais, nem suas mães mostrados durante seus filmes.

- Não é possível afirmar se os pais de Ilone e Vanellope estão vivos ou mortos, já que nenhuma informação sobre isso é transmitida durante os filmes. O mais provável é que Vanellope nem sequer tenha pais, já que ela é um personagem de videogame.

ArielMeridaAnna Elsa são as únicas princesas a ter irmãos de sangueAnna Elsa são as únicas irmãs a fazer parte juntas do principal rol de Princesas Disney. Cinderela é a única princesa a possuir irmãs-postiças.



Companheiros

- Com exceção de Kida Vanellope, todas as princesas possuem algum animal ou criatura mágica como companheiro.


Pocahontas Tiana são as únicas princesas a ter melhores amigas humanas. Nakomo Charlotte La Bouff, respectivamente.