segunda-feira, 2 de maio de 2016

Curiosidades Gerais - Cinderela


Cinderela

- É baseada no conto 'Cendrillon' de Charles Perrault.

- Sua nacionalidade é francesa. Cinderela é  primeira princesa francesa, seguida de Aurora (provavelmente) e Bela.

- O nome 'Cinderela' é derivado da palavra francesa "cendrillon", que seria traduzido como 'pequena garota das cinzas'.

- No conto original francês, Cinderela ganha esse nome devido ao seu rosto estar sempre sujo de cinzas e borralho. No clássico da Disney, Cinderela possui esse nome desde o nascimento. Além disso, seu rosto não é visto sujo em nenhum momento do filme. 'Gata Borralheira' é um apelido maldoso, dado por suas irmãs postiças.

- O visual de Cinderela foi inspirado na atriz sueca Ingrid Bergman. Ela também se assemelha a Katrina Van Tassel (As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo).


- De acordo com o livro Disneystrology, o aniversário da Cinderela é no dia 6 de setembro.

- A cor do cabelo e do vestido da Cinderela foram modificadas para a linha de merchandising. No filme, o seu cabelo é loiro morango e seu vestido é prateado, já na linha 'Disney Princesas', o cabelo se tornou loiro claro e o vestido azul.


- Cinderela é a primeira princesa a ter um tom de cabelo loiro morango. A segunda é Anna.

- Cinderela foi a primeira princesa a ser mostrada como uma garotinha nos clássicos Disney. As outras são KidaTianaRapunzel,MeridaAnna Elsa.


- Cinderela é a primeira princesa a ter o seu nome usado no título de uma canção (Cinderela). Seguidas de Aurora (Salve a Princesa Aurora) e Bela (Bela).

- Cinderela é a princesa com o maior número de amigos animais que a acompanham e ajudam na maior parte de sua história. São eles: JacqesTatáBrunoMajor, além dos outros inúmeros ratinhos pássaros.

- Cinderela é a primeira princesa a possuir um cavalo (Major). Seguida por BelaMulanMeridaRapunzel Anna.


- Cinderela é também a primeira princesa a possuir um cachorro (Bruno). A segunda é Mulan.


- Cinderela é a única personagem que se torna uma princesa por casamento, que não era uma 'plebeia' e sim filha de um aristocrata, ao contrário de Bela Tiana.

- O fato de que o Rei e o Grã-Duque fazem uma aparição no casamento de Eric Vanessa, em A Pequena Sereia, implica queCinderela Ariel vivem no mesmo período histórico (meio do século XIX).


- A única menção à mãe de Cinderela é feita no filme de 1950, quando ela mostra aos ratinhos o vestido que pertencia à sua mãe e que ela pretende reformar para poder ir ao baile.

- Cinderela perde o sapato três vezes durante o filme.


- A mensagem simbólica dos sapatos de vidro é que Cinderela é tão delicada que pode andar sobre eles, sem quebrá-los. É também uma simbologia de que ela pode se sentir confortável até mesmo em sapatos de vidro, significando que ela se adapta facilmente a situações desconfortáveis.


- Cinderela compartilha semelhanças com Quasímodo (O Corcunda de Notre Dame), já que ambos são explorados e maltratadospor suas figuras parentais. Entretanto, ironicamente, Quasímodo é maltratado por sua feiura, enquanto, Cinderela é maltratada por sua beleza.


- Cinderela também compartilha semelhanças com Aladdin. Ambos são órfãos, vivem precariamente, só possuem amigos animais esonham com uma vida melhor. Então, criaturas mágicas e benevolentes (a Fada Madrinha e o Gênio) os transformam, dando a elesroupas elegantes, transformando seus amigos animais em meios de transporte, para que eles possam ir ao palácio encontrar oúnico herdeiro de seus respectivos reinos (Príncipe Encantado e Jasmine), onde acabam se apaixonando. Mais tarde, a magia éinterrompida, revelando suas roupas esfarrapadas, mas, no final, tudo dá certo e eles se casam com seus pares românticos, passando a fazer parte da realeza.


- A transformação de Cinderela ao receber o vestido da Fada Madrinha era a cena de animação favorita do Walt Disney.


- Cinderela é uma das princesas mais populares entre as crianças, talvez a mais popular. É também considerada por muitos como a 'líder' do grupo, sendo frequentemente colocada em posição central e/ou de destaque nas fotos de publicidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário